O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) nada mais é do que um simples registro feito pela Receita Federal do Brasil. Ele tem como principal meta regular e inscrever quaisquer pessoas, independentemente de suas idades ou nacionalidades. Ela basicamente serve para ajudar o governo a identificar e listar as pessoas registradas no país. Cada inscrito recebe um documento com seu número de inscrição, que possui 11 dígitos decimais. Entretanto, algumas pessoas acabam perdendo tais documentos, por diversos motivos. Assim, precisam gerar um novo pedido. Disso, separamos neste artigo algumas dicas de como tirar sua 2ª via CPF, caso necessário.

2ª Via CPF

2ª Via CPF

Veja também como emitir segunda via:

Como tirar a 2ª via CPF online

Se você quer retirar sua 2ª via CPF pela internet, isso é possível. Até porque, aquele cartão antigo, azul, não existe mais. Para tal, você terá que:

  1. Primeiramente, acessar o site oficial da Receita Federal
  2. Posteriormente, clicar na opção de segunda via de CPF. A partir de agora, você terá três alternativas diferentes. A primeira se declarou seu imposto nos últimos dois anos, se não declarou, e se teve algum atendimento em um Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal.
  3. Depois disso, basta preencher suas informações pessoais, e gerar uma nova impressão de seu documento.
Como tirar a 2ª via CPF online

Como tirar a 2ª via CPF online

Segunda Via CPF Digital

Se você precisa fazer uma 2ª via CPF, de modo digital, é bastante simples. Você precisa primeiro baixar seu comprovante de situação cadastral, para verificar se tem algum dado incorreto. Caso precise fazer alguma alteração, você o poderá fazer no próprio site da Receita Federal.

Isso também vale se o seu CPF também estiver suspenso. Se não conseguir, a Receita disponibiliza diversos canais de e-mails para que você possa entrar em contato. Cada estado e região possui um endereço específico. Você pode verificá-los aqui.

2ª Via CPF Digital

2ª Via CPF Digital

Faça também a emissão da 2ª Via IPTU 2021.

Fazer CPF online por e-mail

Caso queira fazer sua solicitação de 2ª via CPF, por e-mail, saiba que cada região do país possui um endereço eletrônico diferente, conforme listamos no último parágrafo. Agora, no corpo do e-mail, você deverá enviar os seguintes documentos:

  1. Identificação digitalizado
  2. Título de eleitor e comprovante de endereço (ambos opcionais)
  3. Protocolo de atendimento do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica, se possuir
  4. Selfie do rosto segurando seu documento de identidade (Frente e verso), mostrando os dados legíveis, tais como os nomes e números em seu RG, CPF, certidão de nascimento ou carteira de motorista.

Tirar CPF para menor online

Para solicitar a 2ª via CPF de uma menor idade, por e-mail, o processo é basicamente o mesmo que do modo normal. Você terá que apresentar a sua identidade e comprovante de endereço dos responsáveis legais, também.

Isso sem falar em uma selfie do responsável legal segurando o documento da criança (frente e verso). Claro, também com os números da documentação e as demais informações, de modo legível. Os endereços eletrônicos são os mesmos, lembrando sempre, portanto, de respeitar as regiões diversas.

5/5 - (3 votes)