Para que os contribuintes não faltem no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) mesmo em caso de perda da primeira via do guia de pagamento, a prefeitura ou secretaria municipal da fazenda de diversas cidades brasileiras possui um site para emissão gratuita da 2ª Via IPTU 2024.

Continue conferindo os próximos tópicos deste post para conhecer o passo a passo que deve ser seguido para a emissão da segunda via do guia de pagamento IPTU.

2ª Via IPTU 2024

2ª Via IPTU 2024

IPTU 2024

O IPTU é um imposto destinado a proprietários ou habitantes de propriedades que estão localizadas em zonas urbanas. Salientando que o imposto incide especificamente no imóvel, de tal forma que no momento do pagamento o contribuinte deve usar o número do imóvel.

Isso significa que no caso de contribuintes com mais de um imóvel o IPTU deve ser pago para cada um deles.

Em algumas situações o contribuinte pode ser isento do pagamento deste imposto. No entanto, não existe um grupo especifico de pessoas isentas do pagamento para todas as cidades, já que cada estado possui o modo próprio de gerenciar as isenções. Em algumas cidades o critério usado é o valor da propriedade.

IPTU 2024

IPTU 2024

Confira ainda como realizar a emissão de outras segundas vias:

Pagamento IPTU

O valor necessário para o pagamento IPTU é calculado de acordo com o valor venal do imóvel. O valor venal é igual ao valor de compra e venda do imóvel. Essa quantia é definida pelo órgão público de acordo com os anos do edifício e o local onde ele está localizado.

É sobre o valor venal que é feita a aplicação de alíquotas, descontos e acréscimos pré-estabelecidos pelo município da cobrança para a definição do valor final a ser pago pelo IPTU. Lembrando que a cada ano o valor deste tributo é ajustado para estar de acordo com a valorização do imóvel e da região em que ele está situado.

Pagamento IPTU

Pagamento IPTU

Conhecendo o valor IPTU, o contribuinte pode efetuar o pagamento a vista ou em parcelas. Em alguns municípios há desconto para quem faz o pagamento a vista do que o contribuinte que opta por quitar o imposto de forma parcelada.

Como Emitir a 2ª Via IPTU 2024

Para não correr o risco de receber multas e juros sobre o valor da parcela atrasada, vale muita a pena fazer a emissão da 2 via do IPTU 2024. Salientado que em caso de falta no pagamento, o imóvel pode ser penhorado ou leiloado.

A boa notícia é que você pode emitir a 2 via do IPTU 2024 por meio do site da prefeitura ou da Secretaria Municipal da Fazenda da sua cidade. Siga as etapas abaixo para emitir o documento:

  • Entre no site oficial da prefeitura ou da Secretaria da Fazenda de seu município;
  • Em seguida busque pela opção referente a 2ª via IPTU e clique nela;
  • Em seguida insira todos os dados que são solicitados e faça a impressão do guia.

Vale lembrar que também é possível fazer o pedido da 2 via do IPTU 2024 pessoalmente na Secretaria da Fazenda da sua cidade ou prefeitura. Depois de ter o guia em mãos, agora será preciso fazer o pagamento num banco autorizado ou pelo internet banking.

5/5 - (5 votes)