O Cartão Cidadão é o documento mais importante obter acesso à inúmeros benefícios bem como sacar o FGTS no momento de uma possível demissão, desligamento da empresa, ou até mesmo em determinadas que o Governo Federal do Brasil autoriza. Portanto, conheça neste artigo todas as formas de acessar as informações referentes ao seu cartão cidadão, assim como, emitir, dados necessários e as formas de acessar a segunda via Cartão Cidadão em um tutorial passo a passo. Saiba mais!

Segunda Via Cartão Cidadão

Segunda Via Cartão Cidadão

Saiba também como Imprimir CPF.

O que é o Cartão Cidadão e quais funções exerce?

O Cartão Cidadão é um documento da Caixa Econômica Federal que facilita o acesso de serviços e benefícios à trabalhadores brasileiros de diversas modalidades. O cartão é magnético, ou seja, pode ser utilizado em caixas eletrônicos de qualquer agência da Caixa.

Deste modo, tal cartão pode ser emitido por qualquer cidadão que precise receber qualquer benefício social ou trabalhista (Abono Salarial, Seguro Desemprego, Bolsa Família, FGTS, entre outros. Ao utilizar o Cartão Cidadão, o dinheiro será creditado diretamente na conta poupança ou corrente do indivíduo na Caixa Econômica Federal e poderá ser sacada utilizando o cartão referente à conta.

Entretanto para saldos, estratos, rendimento do PIS, Abono Salarial, ou FGTS, será preciso utilizar o site, aplicativo da Caixa (Internet Banking), ou até mesmo os aplicativos próprios da carteira de trabalho ou FGTS.

Veja, na sequência, como efetuar o pedido da segunda via do cartão cidadão, pessoalmente, virtualmente ou pelo telefone.

Como Pedir Segunda Via do Cartão Cidadão

Para solicitar a segunda via do Cartão Cidadão, diferentemente de como é feito para a primeira via que disponibiliza o telefone, site e as agenciais, para a segunda via não pode ser utilizado o site, sobrando apenas a opção telefônica ou ir pessoalmente até uma agência.

Assim sendo, para utilizar o cartão cidadão será obrigatório cadastrar a Senha Cidadão. Para isso, vá pessoalmente até uma agência Caixa, ou até um lotéricas, com os seguintes documentos em mãos:

  • Carteira de identidade RG, ou Carteira de Habilitação (original e com foto);
  • Carteira de Trabalhado (atualizada);
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Passaporte (caso tenha);
  • Entre outros.
Como Pedir Segunda Via do Cartão Cidadão

Como Pedir Segunda Via do Cartão Cidadão

Obs.: Vale ressaltar, que a segunda via do Cartão Cidadão, só será emitido após a criação ou troca da Senha Cidadão. Portanto, atente-se e mantenha seu endereço e número de telefone atualizados.

Como saber se o RG está regular.

Como Tirar Segunda do Cartão Cidadão Pela Internet

Infelizmente, não é possível efetuar a emissão da segunda via do Cartão cidadão nem pelo site nem aplicativo. Portanto veja abaixo como emitir a segunda via diretamente em uma agência.

Desta maneira o cartão pode ser emitido por qualquer cidadão que possua mais de 18 anos (maioridade legal). Veja o tutorial abaixo:

  • Vá pessoalmente até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal;
  • Peça para falar com algum atendente ou gerente;
  • Solicite o documento e informe as informações necessárias;
  • Apresente os documentos obrigatórios (RG, CPF, Carteira de Trabalho, entre outros).
  • E, pronto seu Cartão Cidadão estará emitido.

Como Solicitar Segunda do Cartão Cidadão Pelo Telefone?

Faça uma ligação para o número 0800 726 0207. A ligação não irá gerar custos, e caso o indivíduo possua algum benefício ativo (social ou trabalhista) e uma senha Cidadão pré cadastrada, será possível solicitá-lo.

Por fim, fique atento às datas e prazos de seu benefícios para não correr os riscos de perder as vantagens.

5/5 - (3 votes)