Atualmente, o Cadastro de Pessoa Física, mas conhecido como CPF é um dos documentos mais importantes e obrigatório para todos os cidadãos brasileiros acima de 12 anos. Segundo o site oficial do Serasa, o CPF nada mais é que um documento de identificação utilizado para identificar os contribuintes do imposto de renda. Todavia, hoje em dia este documento não tem somente essa finalidade. Abaixo você vai entender como saber se o CPF está regular e a importância de ter o mesmo regularizado, assim como identificar a real situação do seu CPF. Vamos lá!

Como saber se o CPF está regular

Como saber se o CPF está regular

Confira também: Consulta CPF por Nome

Importância de ter o CPF Regular?

Como foi citado anteriormente, o CPF é obrigatório, até porque, ele é a identificação primaria na hora de efetuar a declaração do imposto de renda. Entretanto, atualmente este documento serve para muitas outras tarefas.

Desde 2013 o documento não é mais emitido na forma física, mas ainda é possível imprimir o CPF pelo site da Receita Federal.

Veja abaixo os 5 principais motivos para você ter o seu CPF regular:

1.    Prestar Concurso Público

Em primeiro lugar, pessoas que possuem o CPF irregular — o que pode ocasionar a suspensão do mesmo — não consegue prestar concursos públicos, seja ele municipal, estadual ou federal.

2.    Tirar Passaporte

Além do concurso, a pessoa com o CPF suspenso também perde o direito de tirar um passaporte. Consequentemente viagens internacionais terão que esperar.

3.    Comprar ou Vender imóvel

Em terceiro lugar, comprar ou vender um imóvel é uma tarefa impossível para quem está com o CPF irregular.

4.    Financiamento

Está precisando de um financiamento quanto antes? Infelizmente se o seu CPF está irregular, será impossível conseguir.

5.    Entrar em uma Universidade

Por fim, para você jovem ou adulto que deseja ingressar em uma universidade, porém, está com o CPF irregular, infelizmente não será possível.

Portanto, independente dos casos acima, a única saída para você é regularizar o seu CPF quanto antes.

Até porque, além dos 5 motivos acima, o Cadastro da Pessoa Física é um documento exigido em todos os lugares, seja em um cadastro de uma loja online, ou para arrendar um imóvel.

Como saber se o CPF está regular?

Agora que você já sabe o que acontece quando o seu CPF fica irregular e acaba sendo suspenso pela Receita Federal, está na hora de entender como identificar se o seu CPF está em uma situação regular.

Atualmente, existem 6 status diferentes para um CPF, são eles:

  • Regular;
  • Pendente de Regularização;
  • Suspenso;
  • Cancelado;
  • Titular Falecido;
  • Nulo.

Para quem deseja estar com o CPF em dia, o seu documento deve constar como regular. Em caso de extravio do documento, confira como tirar a 2ª vida do CPF. Para saber se o seu documento está com esse status, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: Acesse o site oficial da Receita Federal ou clique aqui e seja redirecionado diretamente para a página “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”;
  • Passo 2: Ao acessar a página, basta inserir os dados solicitados (CPF e Data de Nascimento);
  • Passo 3: Por fim, basta clicar em “Não sou um robô” e posteriormente em consultar.
Como saber se o CPF está regular

Como saber se o CPF está regular

Pronto! Ao carregar a próxima página você vai poder ver em poucos segundos a situação atual do seu Cadastro da Pessoa Física (CPF).

5/5 - (2 votes)