Funesbom 2ª Via – Você é proprietário de um imóvel residencial localizado no Rio de Janeiro, mas ainda não quitou a taxa anual de incêndio, pois perdeu o boleto de pagamento? Este texto foi feito para você! A seguir, explicaremos o que fazer para emitir a Funesbom 2ª Via. Veja mais a seguir!

2 Via Funesbon

2 Via Funesbon

Funesbom

O Fundo Especial do Corpo de Bombeiros, mais conhecido como Funesbom, foi fundado em 1982. O órgão é responsável por arrecadar recursos e aplicá-los nas corporações de bombeiros cariocas.

Os recursos financeiros do Funesbom são obtidos a partir de uma taxa anual, que é cobrada de todas as pessoas que possuem imóveis localizados no Rio de Janeiro. O pagamento da tarifa é obrigatório, e, caso o proprietário não o efetue, ele poderá ser inscrito na dívida ativa estadual.

Apenas aposentados, pensionistas e pessoas com alguma deficiência física estão isentas da taxa. Porém, isso é válido somente para indivíduos que atendam às seguintes condições: não possuir um rendimento mensal superior à quantia de cinco salários mínimos; ser proprietário ou locatário de apenas uma propriedade residencial (que não deve possuir mais de 120m²).

✅ Veja também como emitir a segunda via para pagamento atrasado nessas empresas:

Caso você não se enquadre nos requisitos anteriores, venha com a gente e aprenda a emitir a segunda via da tarifa.

Portal Funesbom

O Funesbom disponibiliza uma plataforma on-line, por meio da qual os contribuintes poderão emitir a 2ª da taxa de incêndio. Através do portal também é possível ter acesso às dúvidas frequentes sobre o Funesbom e às informações sobre a dívida ativa.

Para acessar esses serviços, basta clicar neste link, e você será direcionado ao canal.

2ª Via Funesbom Pelo Site

Para emitir a 2ª guia da taxa por meio do site é muito simples. Basta que a pessoa:

  • Acesse a página do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro, clicando aqui;
  • Procure por “taxa de Incêndio”, opção localizada no menu superior da tela;
  • Achando o menu, abra o submenu e toque em “emissão de 2ª via da taxa”;
  • Informe o CBMERJ da propriedade (se você não sabe o seu CBMERJ, clique aqui para descobri-lo ou verifique na guia do seu IPTU);
  • Insira o código de segurança no campo indicado;
  • Toque em “confirmar”;
  • Solicite a impressão do seu boleto ou copie o código de barras para poder efetuar o pagamento.

2ª Via Funesbom Pelo Telefone

Caso você não tenha um fácil acesso à internet ou não tenha conseguido emitir a 2ª via da tarifa de incêndio pelo modo explicado, é possível solicitar a guia de pagamento pelo telefone.

Através dos números, os clientes podem solicitar o envio do boleto por e-mail, por mensagem de texto (SMS) ou o reenvio da fatura impressa no endereço cadastrado.

O telefone da sede do Funebom é o (21) 2333-2955. O horário de funcionamento é entre 8h e 12h e entre 13h e 17h.

2ª Via Funesbom Pelo Aplicativo

Infelizmente, o Fundo Especial do Corpo de Bombeiros ainda não disponibiliza um aplicativo para a emissão da segunda via do boleto ou para a realização de demais serviços. Os únicos canais que o órgão disponibiliza são os citados anteriormente.

Onde Pagar o Funesbom

O pagamento da guia da taxa de incêndio pode ser efetuado em agências bancárias e seus correspondentes e em casas lotéricas. Além disso, o proprietário ou locatário pode pagar a guia nos caixas de autoatendimento dos bancos.

Também é possível realizar o pagamento da taxa por meio do internet banking. Para isso, basta que a pessoa:

  • Tenha em mãos o código de barras da guia;
  • Entre no aplicativo do banco em que é filiado;
  • Insira o código de barras na aba de pagamentos;
  • Confira os seus dados;
  • Confirme o pagamento e realize o download do comprovante.

Dívidas em Atraso Funesbom

Quanto mais o contribuinte atrasar o pagamento das taxas, maior a probabilidade de que ele seja inscrito na dívida ativa.

Para saber se você encontra-se em dias com o Funesbom, basta realizar o login na plataforma do órgão e verificar se existem valores em aberto e se eles estão registrados na dívida ativa. Em caso afirmativo, você deve emitir uma nova guia de pagamento. Veja o passo a passo de como fazer isso a seguir.

  • Esteja com o número de certidão em mãos (para descobrir qual o seu, clique neste link);
  • Acesse a plataforma da Procuradoria da Dívida Ativa (DARJ), clicando aqui;
  • Informe os dados solicitados e emita o boleto de pagamento.

✅ Veja também como emitir a sua 2ª via de pagamento dessas empresas:

Funesbom Contatos

Caso você possua outras dúvidas a respeito do Funesbom e da guia de pagamento, você pode contatar o número de telefone citado anteriormente ou o e-mail de contato, que é o [email protected].

Outra opção é dirigir-se à sede do órgão ou a algum de seus postos de atendimento (para descobrir qual o posto mais próximo de você, clique link). O endereço da sede é: Praça da República, Nº 45, Centro, Rio de Janeiro – RJ. O horário de atendimento é entre segunda à sexta-feira entre 8h e 17h (salvo feriados).

5/5 - (3 votes)