O Registro Geral – RG é um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro, sendo amplamente aceito como documento oficial de identificação. O RG é usado para identificação, emissão de outros documentos (como CNH e CPF) e várias outras situações. O RG é obrigatório para as pessoas nascidas no Brasil ou naturalizadas brasileiras, sendo que hoje já é possível ter o RG na palma de sua mão, através do aplicativo do RG.

Embora seja o principal documento de identificação, nem sempre as pessoas sabem o número de seu RG sem ter acesso ao documento, mas é possível localizar o número do RG com o número de outros documentos como o CPF.

Consultar RG pelo CPF

Consultar RG pelo CPF

Aprenda também a consultar se seu CPF está regular.

Como consultar RG pelo CPF pelo Site

Um dos documentos que podem ser usados para localizar e consultar o número do RG é através do Meu INSS, onde além do número do RG é possível consultar também outros documentos, como o número do NIS por exemplo.

Para consultar o número de seu RG no CPF através do site, é necessário que o cidadão:

  • Acesse o site do Meu INSS, que está disponível no link: https://meu.inss.gov.br/;
  • Selecione a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)” no canto superior da tela;
  • Realize o login com CPF e senha cadastradas em sua conta (a mesma associada ao RG que vai ser consultado);
  • Selecione a aba “Dados”, no canto superior esquerdo da tela;
  • O número do RG (e de outros documentos importantes) estará disponível para consulta.

Caso o cidadão não tenha o número do CPF em mãos, poderá imprimir CPF pelo site da Receita Federal.

Como consultar RG pelo CPF pelo Aplicativo

O RG já possui uma versão digital que pode ser usada no lugar da versão convencional. Para poder consultar o RG através deste aplicativo usando o CPF é necessário que o cidadão:

  • Instale o aplicativo do RG Digital que está disponível tanto para Android (clique aqui para realizar o download) e IOS (clique aqui para realizar o download);
  • Crie um cadastro com o número do documento, como o CPF (para essa etapa é necessário reconhecimento facial através do aplicativo);
  • Siga as orientações de cadastro que irão aparecer na tela.

O RG Digital é aceito como documento de identificação também, mas é necessário ter cuidado: em alguns locais, como provas e concursos, é proibido o uso de aparelhos eletrônicos, sendo necessário apresentar o documento físico do RG ou outro documento de identificação, como a CNH.

Por isso, caso necessário, o candidato deverá tirar a Segunda via do CPF ou da carteira de identidade.

Como tirar a 2º Via do RG

Caso a pessoa perca ou tenha seu RG roubado ou então o documento se encontre em estado impróprio (como rasgado, sujo e ilegível) deve solicitar a segunda via do RG.

Para emitir a segunda via é necessário agendar um horário e ir até o Poupatempo mais próximo de sua residência e solicitar a segunda via do RG.

Descubra ainda como tirar a Segunda Via Cartão Cidadão.

O agendamento pode ser feito pelo site e há uma pequena taxa para a emissão da segunda via, que deve ser paga no momento da emissão da segunda via. Até a emissão da segunda via, o cidadão deve andar com outros documentos de identificação, como CNH ou carteira de trabalho.

5/5 - (1 vote)