O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um registro que foi criado pela Receita Federal do Brasil. O mesmo tem como objetivo regular quantas pessoas habitam o território nacional. Serve principalmente para ajudar o governo na identificação de sua população. Cada pessoa que efetua o registro do documento, recebe um número de inscrição. Tal número, normalmente, possui 11 dígitos decimais, entretanto, alguns mais antigos são diferentes destes. Por atender quase toda a população do país, há uma enorme demanda para informações. Assim, neste artigo, escrevemos algumas boas dicas para efetuar a consulta CPF por nome. E também, claro, por quais canais fazer isso.

Consulta CPF por Nome

Consulta CPF por Nome

✅ Tire também a 2ª Via do CPF e faça a impressão do documento.

Consulta CPF por Nome – Como Funciona

Para consultar o CPF, não existem muitas alternativas. Na verdade, são apenas duas, sendo que uma destas é para empresas, e apenas a outra, para pessoas físicas. A por meio do setor empresarial é feita pelo SERASA. Isso porque, é estritamente proibido, por lei, que as companhias vazem as informações das pessoas para o público. O SERASA atende, em boa parte dos casos, bancos e instituições financeiras. Estas sim são permitidas realizarem consultas pelo nome das pessoas.

Agora, caso você queira fazer isso como pessoa física, pode tentar pelo site oficial da Receita Federal. Você terá que ter em mãos, entretanto, alguns dados pessoais da pessoa. Tal como o número do documento e a data de nascimento dela. Só assim conseguirá fazer a consulta CPF por nome.

Serasa Você Consulta

Serasa Você Consulta

Para quem é útil a consulta CPF por nome?

A consulta CPF por nome é muito útil para pessoas físicas e empresas. Começando pela primeira citação, serve muito para o cidadão por alguns motivos. Primeiro para verificar se tem tudo em ordem na justiça brasileira, desde direitos civis a dívidas.

No SERASA, por exemplo, você poderá verificar se existe alguma negativação em seu nome, além de consultar o score financeiro. E o melhor, qual valor de sua pendência financeira. Existem casos em que o site permite, até mesmo, fazer uma renegociação dos valores.

Agora para a parte empresarial, a consulta CPF por nome é muito utilizada para dar mais segurança às companhias. Principalmente a instituições financeiras e bancos. Isso porque, eles fazem uma análise de crédito puxando algumas informações das pessoas por meio deste documento. Até porque, nele aparecerá se estão devendo alguma quantia, em cartão, ou empréstimos, por exemplo. Muitos bancos costumam negar empréstimos e afins com históricos negativos.

Consulta CPF por nome

Conforme já citamos aqui neste artigo anteriormente, só existem dois métodos de consultar CPF por nome. São eles:

  • Pelo site do SERASA. Aqui, você precisará ter ciência que apenas empresas conseguirão verificar isto. Até porque, é proibido revelar informações de documentos de pessoas físicas, para o público. Caso contrário, seria uma verdadeira invasão de identidade e de fraudes que aconteceriam por todo o Brasil.
  • Pelo site da Receita Federal do Brasil. Aqui, já é o contrário. Você até pode pesquisar como pessoa física, mas, antes, precisa confirmar uma série de informações. As principais são a data de nascimento, e também a numeração de 11 dígitos do documento da pessoa.

5/5 - (2 votes)