O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um registro de pessoas feito pela Receita Federal do Brasil. Eventualmente, tem como objetivo regularizar e ter uma base de número de pessoas no país. Isso claro, independentemente de suas idades e gêneros. Cada cidadão que é inscrito recebe seu número de inscrição, que é composto por 11 dígitos decimais. Entretanto, muitas dessas pessoas perdem este documento, não importando por qual motivo. Assim, separamos neste artigo algumas dicas de como imprimir CPF, caso esteja buscando uma segunda via. Fique tranquilo, pois tudo será feito no próprio site da Receita Federal. Que por sinal, é bastante seguro.

Imprimir CPF

Imprimir CPF

Veja também: Atualizar Boleto Itaú Boleto FIES Fatura Cartão Caixa

Como imprimir CPF pela internet

Se você quer imprimir CPF pelo site da Receita Federal, saiba que isso é possível. No caso, para tal, terá que gerar uma segunda via do mesmo. Certamente, a companhia oferece algumas alternativas nesta situação. Você poderá gerar o documento mesmo se nunca fez uma declaração de imposto de renda, por exemplo. Se você declara seus impostos anualmente, também é possível.

A Receita tem até mesmo um e-mail de contato, que varia de cada estado, para entrarem em contato. Este já é mais para casos de pessoas que perderam os documentos e não sabem os números dos mesmos. Ou para menores de idade, que precisam do responsável legal agindo.

Imprimir CPF de contribuinte que nunca fez declaração IRPF

Se você nunca fez uma declaração de imposto de rende, fique tranquilo. Você ainda pode imprimir CPF, e para tal, basta:

  1. Acessar o site oficial da Receita Federal
  2. Clique na opção “impressão simplificada”
  3. Digite suas informações pessoais, tais como CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor
  4. Avance a página e prossiga para a impressão de seu documento. Fique tranquilo, pois nesta segunda via, será mantido o número original de seu CPF
Imprimir CPF de contribuinte que nunca fez declaração IRPF

Imprimir CPF de contribuinte que nunca fez declaração IRPF

Imprimir CPF de contribuinte que já apresentou declaração do IRPF

Agora caso já tenha declarado seu imposto de renda em alguma ocasião, o processo para imprimir CPF é um pouco diferente. Você vai ter que:

  1. Entrar no site da Receita Federal e clicar no atendimento virtual (e-CAC)
  2. Disso, serão exigidos os mesmos documentos do tópico anterior. Entretanto, com a adição do recibo de entrega do imposto de renda
  3. Seu código de acesso também será requisitado. Se você não tem um, decerto o código poderá ser gerado na hora de seu cadastro
Portal ECAC

Portal ECAC

Como tirar CPF: a maneira mais fácil de fazer pela internet

Novamente, é sempre bom lembrar que o melhor método de imprimir CPF é pelo site oficial da Receita Federal. Confira as dicas:

  1. Antigamente, as instituições de Poupa Tempo também faziam requerimentos de segunda via do documento. Ou então, correções em algumas informações incorretas.
  2. Porém, de um tempo para cá, começaram a direcionar tudo exclusivamente para a Receita.
  3. Então, caso encontre algum outro site ou plataforma que promete uma segunda via do seu CPF, desconfie. É bastante provável que neste caso seja algum ato fraudulento, e que até possam roubar suas informações pessoais.
5/5 - (2 votes)